2010-01-15

Curso: Desenvolvimento de Games para PC e XBOX, Game Design, Programação, XNA

Excelente conteúdo online com suporte dos professores.
O curso contempla todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento de jogos para computador e XBOX. Segue abaixo o link e conteúdo do curso:

http://www.games.profissionalize.net

- GAME DESIGN
GAME DESIGN DOCUMENT (GDD) - Desenvolvimento do documento fundamental para o início e produção de projetos de jogos digitais;

JOGABILIDADE - Planejamento e aplicação do recurso interativo de jogos digitais, um dos mais importantes elementos de um projeto da área de game design;

MECÂNICAS E REGRAS DE JOGO - Criação de regras de embasamento lógico utilizadas para delimitar o ambiente do jogo;

LEVEL DESIGN - Desenvolvimento dos desafios envolvendo os estágios do jogo;

ENREDO - Criação do universo que envolverá todos os elementos do jogo, definindo as diretrizes de visual e roteiro;

CHARACTER DESIGN - Construção das personagens do jogo, tanto em conceitos psicológicos e comportamentais, como em diretrizes para o conceito visual;

INTERFACE - Estudo e direcionamento da interação do usuário com o jogo;

- GAME ART
DIREÇÃO DE ARTE - Definição das regras de direcionamento de todo o visual de um projeto audio-visual. A direção de arte está sempre monitorando a produção das áreas abaixo;

ARTE 2D - Criação de concept-arts de personagens, objetos e cenários, além de modelsheets para o auxílio na modelagem 3D e artworks que sirvam para a direção de arte do jogo. Além do desenvolvimento de sprite sheets para jogos 2D;

MODELAGEM - Construção das estruturas em 3 dimensões de personagens, objetos e cenários para jogos, com algumas particularidades de modelagem low-poly;

TEXTURIZAÇÃO - Pintura de texturas para personagens, objetos e cenários em objetos 3D, além da utilização de materiais nativos do 3ds Max e da técnica de render-to-texture;

GUI - Desenvolvimento da interface gráfica do usuário, utilizando os conceitos determinados pelo tópico de interface no GDD;

ANIMAÇÃO - Animação é a arte de dar vida a personagens e demais elementos 2D e 3D, tanto in-game como em interface gráfica;

EFEITOS VISUAIS - Utilização de shaders e partículas para criação de efeitos visuais diferentes;

- PROGRAMAÇÃO
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - Conceitos necessários para que o aluno possa pensar e desenvolver software utilizando a linguagem de programação C#;

FERRAMENTAS - Aprendizado das ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de jogos;

CONCEITOS DE JOGO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA - conceitos importantes para o desenvolvimento de jogos. Aqui, o aluno irá entender o que é uma engine gráfica, os processos de renderização em tempo real 2D e 3D, controle do tempo de jogo, input básico com teclado, entre vários outros;

ANIMAÇÃO - com esta aula, o aluno irá aprender a utilizar os arquivos exportados de modelo e animação, e renderizá-los em tempo real, assim como controlar as animações e o blend entre elas;

FÍSICA - Utilizando as engines de física Farseer (2D) e JigLibX (3D), o aluno irá aprender a configurar e controlar a representação física do mundo do jogo, e assim criar simulações físicas realistas, incluindo física de corpos rígidos, eixos e física de veículos;

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) - Qualquer jogo necessita de um mínimo de inteligencia artificial, seja para controlar regras de jogo, como agentes controlados pelo computador. Aqui, o aluno aprenderá as técnicas básicas de inteligencia artificial, incluindo floking, path finding e algoritmos adaptáveis;

SHADERS - Shaders são pequenos algoritmos executados na placa de vídeo, muito utilizados para otimizar e mesmo implementar conceitos e efeitos especiais avançados por vértice e por pixel. Aqui será passado os conceitos básicos do funcionamento do hardware durante a execução do jogo, assim como o conhecimento para desenvolvimento de vertex e pixel shaders;

ILUMINAÇÃO - se utilizando dos conceitos aprendidos no módulo de shaders, o aluno será capaz de implementar iluminação dinâmica por pixel e conhecer algumas técnicas de geração de sombras dinâmicas;

PARTÍCULAS - Aqui o aluno entenderá o que é, e como funciona um sistema de partículas, assim como implementar e otimizar;

Abraços,

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